segunda-feira, 15 de julho de 2013

SEMEANDO SABIAMENTE - 3ª parte

SEMEANDO SABIAMENTE
3ª parte
Gilberto Celeti

            Fico sempre muito triste ao verificar que a maioria dos ministérios que existem com crianças não se preocupa em conduzir as crianças, enquanto ainda crianças, à salvação em Cristo. A afirmação de tantos é exatamente que estão apenas colocando sementes. Não esperam ver os frutos na vida das crianças. Pensam que isso é algo que ocorrerá apenas no futuro, quando essas crianças tornarem-se adultos.
            Vibro, no entanto, quando vou encontrando homens e mulheres, tanto de hoje como do passado, acreditando que uma criança pode efetivamente receber Cristo como seu Senhor e Salvador.
            Charles Spurgeon, por exemplo, considerado o príncipe dos pregadores, tinha uma visão muito clara da obra da evangelização das crianças. Lendo um pensamento de Spurgeon, Jesse Overholtzer, pastor em Chicago, nos EUA, com mais de 60 anos de idade, foi despertado para investir o restante de seus anos na evangelização das crianças, tornando-se o fundador da APEC.
            Considere atentamente este texto de Spurgeon:

“Feliz é quem tem esfera de serviço entre as crianças. Quanto mais cedo uma alma é iluminada, mais curta é sua noite de escuridão, então quanto mais cedo na vida ocorre a salvação do coração, melhor, e maior a bênção. Receber o orvalho de graça quando ainda estamos no orvalho da juventude é uma bênção dobrada. Você deseja, pela graça de Deus, ganhar o coração para Cristo no começo da vida, e esta é a melhor das bênçãos. Espero que você não esteja entre aqueles que espera ver suas crianças convertidas apenas quando forem crescidas, e sente-se satisfeito ao deixá-las permanecer em seus pecados, enquanto são crianças. Espero que você ore pela conversão das crianças enquanto são crianças, e esteja trabalhando neste sentido com a ajuda graciosa do Espírito. Se você estiver fazendo isto, não conheço qualquer outro serviço mais adequado para incluir os anjos do céu se lhes fosse permitido fazê-lo. Certamente, se pudessem ensinar o evangelho para a humanidade e tivessem sua chance como aprendizes, eles iriam passar reto por aqueles que já estivessem endurecidos no pecado e que poderiam dar apenas seus trôpegos anos para Cristo; e ajuntariam para o Senhor os jovens cujo dia está apenas amanhecendo. Não podemos colocar um serviço contra o outro, mas seja como for, devemos nos considerar felizes se nossa esfera for entre as crianças. Vamos reunir os botões de rosas para Jesus.”

            É urgente uma mudança de mentalidade quanto a isso e o cultivo de um modo de trabalhar que crê na conversão das crianças enquanto ainda são crianças. Não apenas isso, mas que, na dependência do Senhor, ora e utiliza os recursos disponíveis para apresentar a mensagem do evangelho aos pequeninos.
            O que significa de fato o evangelho que deve ser apresentado às crianças?
            Na língua grega, mais antiga, significava “recompensa por trazer boas novas”. Num aspecto mais técnico, significava “boas novas de vitória”. Quando o imperador fazia suas proclamações, eram chamadas proclamações de boas novas, que davam vida e salvação ao povo.
            Na linguagem do Novo Testamento, trata-se das boas novas do reino de Deus, da mensagem de Deus aos homens, do perdão dos pecados e da esperança. A boa notícia que “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
            O texto clássico, que resume todo o conteúdo do evangelho é 1 Coríntios 15:3-4, que diz: “Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.
            Não é nada mais nem nada menos do que contar a história de Jesus Cristo. As crianças precisam ouvir essa maravilhosa história, esse evangelho, essas boas novas de vitória alcançada por Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Precisam também saber que sua resposta ao amor de Deus implica em sua conversão, o arrependimento de seus pecados e a fé em Cristo, experimentando assim o novo nascimento.
            Há estatísticas mostrando um número imenso de pessoas que se desviaram da fé, ou que estão em casas de recuperação de drogados, ou até em presídios, e que tiveram sua infância numa igreja evangélica, filhos e netos de crentes.
            Centenas de vezes recebi pedidos de oração de pais em favor de seus filhos dizendo que foram criados na igreja e se afastaram. Penso que o problema está exatamente aí: crianças têm sido “igrejadas” e não evangelizadas.
            Paulo fala do perigo do evangelho ser adulterado e corrompido: “O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente” (2 Coríntios 11:3-4).
            O grande problema de nossos dias é exatamente este outro Jesus, este espírito diferente e este evangelho diferente que está sendo anunciado por toda parte. Qual é o evangelho genuíno? Podemos afirmar que há cinco pontos essenciais que compõem o evangelho, e todo aquele que pretende evangelizar as crianças, precisa conhecê-los muito bem:

a) Deus é a origem do evangelho
            Tudo começa com Deus. O evangelho da salvação brota do seu coração. É dele o plano. Veja João 3:16 e Efésios 2:4-5.
            1- Deus é o Criador (a criatura tem responsabilidade perante ele);
            2- Deus é santo e justo (todo pecado tem de ser julgado);
            3- Deus é amor e misericórdia (há, portanto, solução para o problema do pecado);
            4- Deus é o Comunicador (a criatura tem o dever de ouvir a Palavra de Deus).

b) O pecado é o problema da criança – ela tem necessidade da salvação
            1- Todo o pecado é contra a santidade de Deus (1 João 3:4);
            2- Todas as crianças são pecadoras por natureza, por nascimento (Salmo 51:5 e Romanos 5:12);
            3- Todos as crianças são pecadoras praticantes (Salmo 58:3, Tiago 2:10 e Romanos 3:10-18)
            4- Todo o pecado exige castigo (Romanos 6:23 e Ezequiel 18:4).

c) Jesus Cristo é a provisão de Deus para a salvação da criança
            A criança está perdida e necessita de um Guia (Jesus). Está doente e necessita de um Médico (Jesus). Está escravizada e precisa de um Libertador e Redentor (Jesus). Está moribunda e necessita de um Salvador (Jesus). Está espiritualmente morta e necessita de Vida Nova (Jesus). Só Jesus Cristo é o Guia, o Médico, o Libertador, o Redentor, o Salvador, a Vida Nova é, enfim, a Solução de Deus para o problema da criança e a Provisão de Deus para a necessidade da criança. Veja Gálatas 3:10,13 e Gálatas 4:4-5.
            1- Jesus é Deus, possui todos os atributos divinos (João 1:1-3 e Filipenses 2:6);
            2- Jesus é homem perfeito, sem qualquer mancha de pecado (João 1:14 e Filipenses 2:7);
            3- Jesus pagou o preço do pecado, morrendo sobre a cruz (João 1:29 e Filipenses 2:8);
            4- Jesus ressuscitou mostrando o seu senhorio e poder (Atos 2:29 e Filipenses 2:9-11).

d) A salvação oferecida por Deus deve ser apropriada pela criança
            O evangelho é oferecido livre e gratuitamente por Deus. A parte da criança é apenas recebê-lo. Veja Efésios 2:8-9 e Apocalipse 22:17.
            1- O convite para a salvação vem de Deus. É o convite da graça (Mateus 11:28 e Apocalipse 3:20);
            2- A resposta é dada pela criança através de duas atitudes bem distintas:
                        • o arrependimento (Lucas 18:9-14; Atos 3:19-20 e Atos 11:18);
                        • a fé (Atos 16:31: Romanos 5:1; Romanos 10:8-15 e João 1:10-13).

e) Ao receber Cristo como Salvador, a criança tem a segurança da sua salvação
            Quando uma criança recebe o convite divino e se arrepende do seu pecado, volta-se para Cristo, com fé, recebendo-o como seu Salvador e Senhor, toma posse da salvação eterna e está totalmente segura. Veja João 10:26-30 e 1 João 5:6-13.
            1- Há uma nova vida (João 3:3-8 e 1 Pedro 1:22-25);
            2- Há uma nova posição (João 1:12 e Gálatas 3:26);
            3- Há uma nova natureza (2 Coríntios 5:17);
            4- Há um novo poder (1 João 4:13 e Romanos 8:16).

            “Espero que você ore pela conversão das crianças enquanto são crianças, e esteja trabalhando neste sentido com a ajuda graciosa do Espírito.” (Spurgeon) Isso é que significa semear sabiamente!
            Continua...