Este acrostico em forma de poesia foi escrito há 17 anos. Compartilho aqui uma experiência inesquecível, vivida na África, na Vila de Macia.
Macia é uma vila no Distrito de Bilene, na Província de Gaza. Fica distante cerca de 160 Km de Maputo, capital de Moçambique. Nesta vila foi realizado, pela APEC/Brasil, o 1º Instituto de Liderança da APEC, em língua portuguesa, na África, durante os meses de maio a julho de 2007. O Curso teve 16 alunos, 11 moçambicanos e 5 angolanos.
Uma das atividades práticas, feita pelos alunos e professores, foi a realização de uma pesquisa, de casa em casa. A realidade de um povo religioso, mas envolvido pelas tradições e pelo sincretismo foi um imenso desafio. Aqui está um poema acróstico expressando um pouco dos sentimentos durante esta pesquisa:
P retendendo conhecer mais as pessoas,
E scutamos, conversamos, perguntamos,
S endo todas muito amáveis, muito boas,
Q ue prazer estar com elas desfrutamos…
U m prazer que com tristeza foi mesclado…
I mpossível definir o sentimento!
S éculos de escuridão e de pecado,
A sfixiam e entorpecem o pensamento.
E as respostas dadas mostram um abismo:
M ovimenta a cultura africana
M uita ideia das antigas tradições
A coplada com ensino dos cristãos;
C onfusão na mente e muito sincretismo
I nvalida a compreensão e a mente engana.
A certar? É só Jesus nos corações!
Gilberto Celeti
OBSERVAÇÕES:
- Hoje como resultado deste Instituto de Liderança, há dezenas de missionários servindo tanto em Moçambique como em Angola. Um deles, o Alexandre Sitoé, é o Diretor da APEC nesta Província, de Gaza.
- O Diretor da APEC de Moçambique: Anselmo Vasco Bombe, e o Diretor da APEC de Angola: Isaac Ferraz Bondo, foram formados neste Instituto.
- O nome do Projeto da APEC do Brasil foi: CRIANÇAS DA ÁFRICA PORTUGUESA PARA CRISTO! Este Projeto teve início em 1996 e foram enviadas sempre muitas equipes realizando Projetos de Curto Prazo. Em 2007 aconteceu o 1º Instituto de Liderança, em Moçambique. Em 2009 foi o 2º Instituto de Liderança, em Guiné-Bissau.
- A APEC está hoje presente também em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
- Louvado seja Deus! Bendito seja o Senhor! Oremos sempre em favor das crianças africanas e de maneira especial das que fazem parte das nações cuja língua oficial é o português. Oremos sempre pelos missionários da APEC nestes países.
- Para saber sobre a obra da APEC em Angola, fale com o Isaac +244 293 840 703 (WhatsApp).
- Para saber sobre a obra da APEC em Moçambique, fale com o Anselmo +258 84 649 9820 (WhatsApp).
Pr. Gilberto Celeti
Missionário na APEC, professor, palestrante e escritor
Deixe o seu comentário mais abaixo. Obrigado.