quinta-feira, 9 de novembro de 2023

CONSTRUTORES DE MUROS – 03) Neemias – construtor de muros



A falha do povo de Deus na história de Israel e da Igreja

Na reflexão anterior, destacamos que uma leitura atenta do Salmo 78 mostra que houve grande falha do povo de Israel em obedecer ao mandamento do Senhor. O mandamento era que transmitissem a Palavra de Deus aos próprios filhos e netos. Os versículos 7 e 8 deste salmo apontam claramente que os descendentes poderão ser de dois tipos:

  • De um lado, os que colocarão a sua confiança e esperança em Deus, não se esquecerão dos feitos do Senhor e observarão os mandamentos do Senhor (verso 7).
  • Do outro lado, os que se tornarão obstinados e rebeldes, uma geração de coração inconstante, e cujo espírito não será fiel a Deus (verso 8).

Se olharmos para a história da Igreja, constataremos que este mesmo erro vem sendo praticado. Para que lado tem caminhado cada nova geração durante todo o período da chamada cristandade? Será que o povo que se diz cristão também tem falhado em obedecer ao mandamento de falar do Senhor aos filhos?

Afirmamos que evangelizar as crianças, desde a mais tenra infância, levando-as à salvação em Cristo Jesus, assemelha-se ao trabalho de construir um muro de proteção, para que as crianças não caiam no abismo de uma vida pecaminosa e inútil. Cada um de nós precisa responder as seguintes perguntas:

  • Nossos filhos, sobrinhos, netos, as crianças da família, da igreja, da rua, do bairro, da cidade, do país, já conhecem as grandezas do Senhor, o Seu poder e as maravilhas que Ele realiza?
  • Ou estas verdades ainda estão encobertas da nova geração?
  • Você contará às crianças estas verdades ou negligenciará esta comunicação?
  • Você obedecerá à ordem clara de tornar o Senhor conhecido dos pequeninos ou ficará surdo ao Seu mandamento em relação a esta responsabilidade?
  • Você permitirá que as crianças sigam seus próprios caminhos, sendo atraídas para o engano do pecado?
  • Ou você construirá os muros de proteção, levando-as a depositarem sua confiança e esperança em Jesus Cristo?
  • O que acontecerá se não ganharmos as crianças desta geração para Cristo e não ensinarmos as crianças salvas a conhecer as doutrinas bíblicas?
  • Onde estão os construtores dos muros?

Nunca é demais alertar para o que pode ser considerado um dos fatos mais tristes e decepcionantes registrados na Bíblia: após a morte de Josué e dos daquela geração, “outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; pois serviram aos baalins. Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira” (Juízes 2.10-12). Que tragédia! Mas qual teria sido a causa? A negligência, a desobediência, a falta dos “construtores de muros”.

O conhecido pastor e escritor Warren W. Wiersbe (1929-2019) escreveu: “Uma geração, apenas, separa a igreja da extinção. Se não ganharmos crianças para Cristo e discipularmos as crianças salvas nas doutrinas bíblicas, o futuro da igreja e da civilização estará em jogo.”

Proteção para as futuras gerações – o exemplo de Neemias

Neemias pode ser usado como um modelo a ser seguido por todos quantos desejam ver as próximas gerações seguras, com muros firmes que as protejam.

Neemias chorou, jejuou e orou, vendo os muros derrubados e o estado de abandono em que se encontrava a cidade de Jerusalém, totalmente vulnerável à ação dos inimigos. Exatamente da mesma maneira estão as crianças hoje. Muitos pais estão falhando, muitas igrejas estão falhando, muitos líderes estão falhando, muitos crentes em geral estão falhando, deixando as crianças vulneráveis aos ataques de nosso inimigo.

Pense cuidadosamente nesta frase do reconhecido teólogo e escritor James I. Packer (1926-2020): “Os pais já não ensinam a Bíblia aos filhos em casa; os pregadores, na igreja, são geralmente temáticos e superficiais, em vez de expositivos e teológicos; o ensino da Escola Dominical é muitas vezes rudimentar no que diz respeito à Bíblia; o sistema educacional público e os meios de comunicação, tanto populares como acadêmicos, tratam o cristianismo como uma letra morta, sobrevivente apenas como um hobby para pessoas de um estilo de vida singular. Assim, não há em nossa cultura o menor encorajamento para uma pessoa estudar e conhecer profundamente a Bíblia, e o resultado é uma geração assustadora e pateticamente ignorante da Palavra de Deus. Não se pode esperar nenhum movimento significativo em direção a Deus enquanto as coisas permanecerem como estão.”

Neemias chorou, jejuou e orou. Mas Neemias também agiu. Agiu com sabedoria, com firmeza, com disposição, com perseverança, com confiança plena no Senhor e na Sua Palavra. E qual foi o resultado? Os muros foram levantados.

Você possui a disposição de ser como Neemias? Está disposto a chorar e agir decididamente na evangelização e discipulado das crianças, e assim construir o muro de proteção para que não surja uma nova geração rebelde?

Não deixe de ler a continuação no próximo texto.

Pr. Gilberto Celeti
Missionário da APEC, professor, palestrante e escritor

Livros para pais e professores – Lições para usar com as crianças
Acesse aqui a Loja Virtual da APEC

Poesias – Acesse aqui a Loja Virtual da BUNKER

Deixe mais abaixo o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário