quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

CONSTRUTORES DE MUROS 10 - TAREFAS DE PAIS E EDUCADORES

 No artigo anterior verificamos que precisamos – urgentemente – de pais construtores de muros! Vimos que uma das tarefas prioritárias destes pais é em 1º LUGAR – que suas crianças conheçam e experimentem o amor de Deus.

Esta tarefa deve ser também a dos ensinadores de crianças, que muito bem poderiam ser chamados de “evangelistas de crianças”, que trabalham construindo muros de proteção para as multidões de crianças cujos pais não se importam com a educação e a formação espiritual de seus filhos.


Vamos acrescentar, neste artigo, mais duas tarefas, dos pais e dos educadores construtores de muros:

EM 2º LUGAR – Que suas crianças conheçam e experimentem as promessas de Deus.

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo” (1 João 4.18). A fé na Palavra de Deus e em suas promessas preciosas nos permite avançar seguros. Nas horas mais difíceis, é do Senhor que vem o socorro e o conforto.

Uma pequena porção das Escrituras memorizada pelas crianças, e também pelos próprios pais e educadores, tem uma força imensa e um poder de permanência que dura toda a vida. Sempre explique às crianças o significado do versículo e as palavras difíceis, para que elas possam decorar com entendimento.

Conduza suas crianças a memorizar textos e promessas da Palavra de Deus. Uma sugestão é a de memorizar junto com as crianças grandes temas da Bíblia, em ordem alfabética: Alegria (Neemias 8.10b); Calma (Isaías 30.15); Compreensão (Salmo 119.104); Confissão de pecados (1 João 1.9); Direção (Salmo 119.105) etc.

Ter um bom programa de memorização de versículos bíblicos com as crianças é uma boa maneira de ajudá-las a se desenvolverem de forma saudável, com condições de enfrentar toda e qualquer situação, conscientes de que o Senhor está sempre ao seu lado e que Ele está no controle de todos os acontecimentos.

Só o Senhor pode dar a segurança de que “todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28). Só o Senhor pode dar a convicção de que Sua vontade para a vida dos Seus é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2).

Outra tarefa preciosa para os pais e educadores é:

EM 3º LUGAR – Que suas crianças conheçam e experimentem que vale a pena viver em função dos outros, não de si mesmas.

Quando temos Jesus como Salvador e estamos seguros nas mãos do Pai, nossa vida se torna útil. Recebemos a orientação do Espírito Santo e temos um sentimento de que vivemos para servir e não para ser servidos. O amor de Deus, que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5.5), nos leva a amar as pessoas que nos rodeiam e procurar suprir as suas necessidades.

Oh, quantas necessidades existem ao nosso redor!

Podemos desenvolver em nossas crianças, filhos ou alunos, uma atitude de altruísmo em favor dos necessitados, dos que sofrem, dos que estão marginalizados ou desempregados. Há tanta coisa para ser feita!

Vamos formar uma geração de idealistas, consumidos pela paixão de ajudar os que têm necessidades. E qual a maior necessidade das pessoas? Os homens, mulheres e crianças desta época precisam, desesperadamente, conhecer o Evangelho da graça de Jesus Cristo.

Vamos envolver nossas crianças com a obra missionária. Vale a pena contar-lhes histórias de servos de Deus (tais como Charles Studd, William Carey, Amy Carmichael, David Livingstone, Hudson Taylor, Fanny Crosby, George Muller), homens e mulheres, que demonstraram o seu amor ao Senhor e às pessoas perdidas indo até aos confins da terra.

Vamos contar também sobre missionários que nos dias de hoje estão trabalhando em campos missionários, aqui perto ou num país distante. As crianças podem se envolver no levantamento de uma oferta de amor para eles. Podemos dar-lhes informações sobre as necessidades espirituais de outros povos e levá-las a orar pela salvação deles.

Vamos desafiar nossos filhos e alunos a serem missionários. É preciso tomar cuidado para não compartilhar apenas curiosidades e fatos pitorescos a respeito de outros povos, tais como costumes, vestimentas, comidas, língua etc. As crianças devem se sentir responsáveis por compartilhar o Evangelho com aqueles que nunca ouviram ou que nunca creram. Precisamos desafiar cada criança a entregar sua vida ao Senhor para servi-lo de tempo integral, seja onde for.

Vamos mudar nossa maneira de criar e/ou educar nossos meninos e meninas. Em vez de investir neles apenas com o pensamento de que venham a se tornar bem-sucedidos, prósperos, ricos proprietários e com excelente condição econômica, vamos criá-los e/ou educá-los de modo a que estejam prontos a se doar pela causa de Cristo. Um servo de Deus disse certa vez: Não queira que seus filhos ou alunos sejam milionários, se Deus quer fazer deles missionários!

Vamos construir muros fortes na formação das crianças, para que se tornem uma geração forte, na força do Senhor. Vamos, portanto, agir para que as nossas crianças:

1. Conheçam e recebam o amor de Deus, sintam-se amadas, aceitas e pertencentes ao Senhor.
2. Tenham segurança, exercitando sua fé nas promessas de Deus registradas na Bíblia.
3. Estejam prontas a servir, especialmente na tarefa de ir e fazer discípulos de todas as nações.

Mas há ainda outras pedras que podem ser colocadas, a fim de levantar um muro seguro para a proteção da nova geração. No próximo artigo colocaremos mais uma. Não perca.

Pr. Gilberto Celeti
Missionário na APEC, professor, palestrante e escritor

Livros para pais e professores – Lições para usar com as crianças
Acesse aqui a Loja Virtual da APEC

Poesias – Acesse aqui a Loja Virtual da BUNKER

Deixe mais abaixo o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário