quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AS CRIANÇAS DE HOJE – QUE TIPO DE HOMENS SERÃO AMANHÃ?


Como será o homem de amanhã?

Antes de olhar para o futuro e fazer conjecturas sobre como serão e como viverão os homens no futuro que tão rápido se aproxima, deveríamos olhar para o agora, e verificar como são e como vivem as crianças de hoje.

Hoje, infelizmente, está difícil olhar para as crianças e observar a inocência, a pureza, a ingenuidade, a beleza, o sorriso, as brincadeiras, as cantigas, a felicidade na escola, no lar e a própria esperança.

Hoje, milhões de crianças desamparadas nos colocam diante de um monstruoso quadro de dor, de lágrimas, de tristeza, de fome, de exploração, de abandono, de engano, de frustração, de miséria, de abuso sexual, de droga, de promiscuidade, de delinqüência, de crime, de analfabetismo, de violência, de suicídio, de morte e de desesperança.

Crianças perdidas!

Outras, embora de condição social bem elevada, são mantidas o dia todo fora de casa, em colégios e em aulas de música, de ginástica, de inglês, de judô, etc. Quando estão na rua, estão dentro de um automóvel e, quando em casa, estão diante de um computador.

Outras ainda, que raramente vêem seus pais pois ambos trabalham fora, passam a maior parte do tempo diante da televisão e se alimentam de espetáculos de violência, de intrigas, de cenas sexuais.

Diante deste quadro, perguntamos: “O que virá a ser, pois, este menino?” (Lucas 1:66).
Existem milhões de crianças sem Cristo. O que acontecerá amanhã com o menino de rua? Com o menino da vila? Com aquele cujos pais se separaram? Com o menino do asilo? Com o menino que está na Febem? Com as crianças que são deficientes? O que acontecerá amanhã com o menino de Kosovo, da Colômbia, do Timor Leste, de Guiné-Bissau e de Niger, o país mais pobre do mundo? Quantas crianças cujas famílias desapareceram, ou que estão em campos de refugiados, ou que procuram no lixo algo para comer.

Angola, por exemplo, que é um dos países mais ricos da África em recursos minerais, é considerado o pior país do mundo para uma criança viver, segundo um relatório do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Que tipo de homens estas crianças serão amanhã?

Gilberto Celeti

3 comentários:

  1. O que fazer?
    Se somarmos todos os projetos, em que nível estamos?
    Pastor Gilberto, existe algum país no mundo que seja referencial do trabalho infantil?

    Joaquim e Rosenir

    ResponderExcluir
  2. Agradeço seu recado. A APEC está hoje em 172 países. O Brasil foi o primeiro, após os EUA e tem se destacado. A Coréia é forte. Outros: Irlanda e Alemanha.Veja www.cefonline.com

    ResponderExcluir
  3. Se formor a elas-crianças, com o Evangelho das Boas Novas, saberemos que elas terão a possibilidade de terem o caráter de Cristo: amor, justiça, retidão, ética, sensiblidade ao próximo e etc.
    Se não formos, saberemos em que elas se tornarão, nisto que estamos vendo e muito mais, pois a Palabra de Deus diz: por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. E vê isto no coração de uma criança, é terrível.

    ResponderExcluir