sábado, 5 de março de 2011

FOCANDO NA FAMÍLIA


Nunca foi fácil ter uma família segundo o padrão de Deus

A impressão que se tem é que as crianças estão perdendo a inocência mais cedo. Como cumprir os padrões bíblicos se a infância e adolescência de hoje em dia é tão diferente nos costumes em relação à época bíblica? Os costumes mundanos pressionam mais hoje do que antigamente?

Sem dúvida, no passado, uma criança demorava um pouco mais de tempo para ter a consciência de ser pecadora (ficava mais tempo na “inocência”). Hoje a criança chega a idade da consciência muito mais cedo. A influência da mídia tem sido muito forte nesta área. Há uma geração antes da TV e uma geração depois da TV. Quem teve uma infância sem TV em casa é da geração antes da TV. Quem, desde que nasceu já convive com a TV (muitas vezes até como babá eletrônica) é da geração depois da TV.

Há, no entanto, uma consideração a ser feita. Será que houve algum período da história da humanidade que teria sido mais fácil para educar os filhos? Será que há alguém que gostaria de ter vivido em outra época para constituir a sua família? Eu penso que não. Por exemplo: teria sido fácil viver na época de Noé, quando a violência prevalecia? E na época de Ló, quando a imoralidade não conhecia limites? E viver na época do império babilônico, ou grego, ou romano? Quanta perversidade e imoralidade. Ou na idade média? Ou no século XIX ou XX?

Nunca foi e nunca será fácil constituir uma família segundo o padrão de Deus. As pressões sempre serão muito fortes, mas “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4).

Vamos lembrar que a família é uma instituição divina e o Senhor quer preservá-la.

A nossa parte é a fidelidade para com Deus e Sua palavra.

(continua na próxima semana)...

Gilberto Celeti
gilceleti@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário