quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

CONSTRUTORES DE MUROS: 09 - OS MUROS SEGUROS DO AMOR DE DEUS

 Terminamos o artigo anterior falando da necessidade imperiosa de que as crianças conheçam a mensagem do evangelho e, desta forma, sejam conduzidas pelo Espírito de Deus a crer em Jesus Cristo, recebendo-O como seu Senhor e Salvador.


É preciso considerar a realidade da queda do homem, que ocasionou a entrada do pecado no mundo. Que tragédia! Adão e Eva deixaram de atender à voz do Criador para dar ouvidos à voz da serpente. Indiscutivelmente, desde então, é isto que vem acontecendo a cada pessoa ao longo de toda a história humana.

Em nossos dias, observamos nitidamente as marcas da queda nos seguintes fatos:

  • A família desestruturada e enfraquecida.
  • A violência assustadoramente aumentada.
  • A moralidade desaparecida, dando lugar às mais absurdas perversões sexuais.
  • A busca equivocada de felicidade no alcoolismo, droga, riqueza, egoísmo, poder, status etc.

Bem que podemos afirmar que os muros do altruísmo, do idealismo, do amor que se doa pelo outro, desinteressadamente, simplesmente ruíram, e vemos surgir uma geração que não encontra nada pelo que vale a pena lutar.

Por que isso acontece com a nova geração? Para encontrar a resposta, examinemos as palavras do salmista Asafe: “O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais nos contaram, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à geração vindoura os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Salmo 78.3, 4). Vale a pena ler o restante do salmo!

Em toda a história encontramos a mesma falha: pais, que conhecem ao Senhor, não O obedecem quanto à ordem clara de transmitir aos seus filhos os louvores do Senhor, o Seu poder e as maravilhas que Deus realiza. Lamentavelmente, pela falha dos pais, os filhos não são conduzidos a Jesus Cristo – Aquele que é o Caminho pelo qual devem andar, a Verdade, pela qual devem lutar, a Vida pela qual devem viver.

Precisamos hoje, com urgência, de pais construtores de muros! Precisamos de pais que entendam que sua prioridade é conduzir seus filhos ao Senhor. Tais pais vão proporcionar aos filhos o seguinte:

EM 1º LUGAR – QUE CONHEÇAM E EXPERIMENTEM O AMOR DE DEUS.

            Dois versículos bem conhecidos são: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16); e “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).

Os pais precisam desfrutar do amor de Deus em suas próprias vidas, tendo a Cristo Jesus como seu Salvador pessoal, e então demonstrar este amor na esfera no lar, quando seus filhos são pequeninos. Quando os pais compartilham sobre o amor de Deus aos pequenos e vivem uma vida de compromisso com a Palavra, isso faz grande diferença na formação das crianças.

            O sábio autor de Provérbios escreveu: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina”“A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Provérbios 13.24; 29.15).

Uma prova de amor genuíno passa por uma postura de responsabilidade na criação dos filhos, jamais deixando-os entregues a si mesmos, pelo contrário, estabelecendo as regras e os limites, disciplinando os filhos, caso as regras e limites sejam quebrados. Isto é amor; amor que trabalha para eliminar o egocentrismo do coração da criança.

Gastar tempo com os filhos em atividades como brincar, passear, comer, conversar e, acima de tudo, cultuar a Deus também é prova de amor. Se isto for assumido com responsabilidade, evitará que muito do tempo da criança seja gasto inutilmente, sob a influência da mídia, tão perniciosa.

Há ainda outra maneira de provar o amor: conduzir os próprios filhos a receber Jesus como seu Salvador pessoal, fazendo-os entender o que é pecado, que eles são pecadores por natureza, quem é Deus, quem é Jesus Cristo e que a solução divina para o problema do pecado foi a vinda do Filho Unigênito de Deus; Sua vida perfeita, sem pecado; Seu sofrimento e morte na cruz; Sua ressurreição e a realidade de que “Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5.21).

Esteja preparado para apresentar a mensagem do Evangelho às crianças.  Há um método bem prático, e que tem se mostrado eficiente. É conhecido como o Método das Cores, ou usualmente chamado também de Livrinho sem Palavras, contendo apenas páginas com cinco diferentes cores (dourada, preta, vermelha, branca e verde). As verdades da mensagem de salvação podem facilmente ser apresentadas, associadas a cada cor:

1. Dourada (ou amarela): a fonte da salvação. Relacione a cor com o Céu (as ruas de ouro) onde Deus está, e continue falando do Senhor: que ele é o Criador, que é santo e que nos ama.

2. Preta (ou escura): a necessidade da salvação. O pecado separa a pessoa de Deus; o pecador está na escuridão do pecado (João 8.12); dê exemplos de pecado (mentir, desobedecer, roubar, brigar); fale da necessidade da salvação e do castigo pelo pecado.

3. Vermelha: o pecado precisa ser castigado. Jesus Cristo foi castigado na cruz, como nosso substituto. Explique sobre a provisão de Deus para a nossa salvação. Jesus foi o sacrifício perfeito. Fale sobre a Sua morte e a Sua ressurreição.

4. Branca: Jesus Cristo pode salvar o pecador e dar-lhe uma nova vida. Dê oportunidade para a criança receber a salvação (ou se apropriar), pela fé. Oriente-a a falar com o Senhor Jesus em oração, fazendo logo após a verificação e completando com o aconselhamento.

5. Verde: os primeiros passos para o crescimento na nova vida. Fale de maneira simples e direta sobre a importância de ler a Bíblia, orar, confessar os pecados e frequentar uma igreja.

Uma criança, mesmo bem pequenina, devidamente orientada, pode ser tocada pelo Espírito Santo e receber a Cristo como seu Salvador. Eis aí uma criança feliz, porque sabe que é amada, não apenas por seus pais mas também pelo próprio Pai celestial. Ela sabe também que, por ser agora filha de Deus, pertence a uma família muito mais ampla, a família de Deus, a Igreja do Senhor.

Este será o tema do próximo artigo. É assim que podemos ser construtores de muros.

Não deixe de ler a continuação no próximo texto.

Pr. Gilberto Celeti
Missionário na APEC, professor, palestrante e escritor

Livros para pais e professores – Lições para usar com as crianças
Acesse aqui a Loja Virtual da APEC

Poesias – Acesse aqui a Loja Virtual da BUNKER

Deixe mais abaixo o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário