segunda-feira, 27 de maio de 2013

SEMEANDO SABIAMENTE - 2ª parte



1) ESCOLHER O BOM TERRENO
Henri Poincaré (1854-1912) um ilustre matemático, físico e cientista francês afirmou numa de suas publicações: “O coração da criança é campo favorável á semeadura do bem”.
Quando examinamos a parábola do semeador, relatada em Mateus 13:18-23 verificamos que Jesus aponta quatro tipos de terrenos onde a semente (a Palavra de Deus) é semeada:  Beira do Caminho; Pedregoso; Espinhoso e Solo Fértil.
Comparando esses tipos de solo, onde a semente foi lançada, com as faixas etárias da existência humana, chegamos à conclusão que quanto mais a idade avança mais os corações ficam “endurecidos pelo engano do pecado” (Hebreus 3:13): Beira do Caminho (os anciãos); Pedregoso (os adultos); Espinhoso (os jovens, atraídos pelos prazeres deste mundo).  O Bom Terreno é o coração da criança, o terreno promissor para se lançar a semente (a Palavra de Deus).
Escolher a boa terra onde há 100% de aproveitamento no processo semeadura-colheita é semear sabiamente.
Por que semear no coração da criança? Ora, a criança é simples, confiante e humilde. O seu coração parece até ser mais sensível à voz do Espírito Santo. A criança está sempre mais pronta a reconhecer sua necessidade de salvação do que quando deixa de ser criança. A criança crê e recebe a Cristo como seu Senhor e Salvador.
A criança tem a oportunidade de dedicar a vida inteira para servir a Deus. Charles Spurgeon, o príncipe dos pregadores, falou de sua experiência: “Uma criança de cinco anos, se devidamente instruída, pode crer para salvação tanto quanto um adulto. Minha convicção é que as crianças que se convertem estão entre os melhores crentes que temos na igreja. Devo crer que são decisões genuínas e em maior número do que qualquer outro grupo, além de serem mais constantes e, ao longo prazo, mas sólidas”.
Semear sabiamente é realmente escolher o bom terreno: “o coração da criança é campo favorável á semeadura do bem”.

2) ESCOLHER CUIDAR DO TERRENO
Semear sabiamente é também cuidar bem do terreno. Observa-se, infelizmente, uma sociedade onde as crianças não têm vez, ficando entregues a uma educação sem qualidade, sendo usadas para fins comerciais, sendo alvo dos mais variados tipos de abusos e isto em todas as camadas sociais, sem falar do crescimento do número de abortos.
Claro que, por outro lado, há muitos que se levantam a favor das crianças e demostram interesse em trabalhar em favor de uma boa semeadura entre as crianças e isso nas mais variadas áreas das atividades humanas. Grupos diversos têm surgido e lutado para que as crianças tenham um desenvolvimento físico, emocional, espiritual, intelectual, recreativo e social melhor e mais adequado.
Toda boa ação em favor da infância deve sempre ser recebida com muita alegria entusiasmo, além de ser, sem sombra de dúvida, incentivada; assim como toda má ação que atinge os pequenos deve ser repelida com veemência e denunciada.
"Uma criança é como o cristal e como a cera. Qualquer choque, por mais brando, a abala e comove, e a faz vibrar de molécula em molécula, de átomo em átomo; e qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével." (Olavo Bilac)
Ah! O coração da criança é um terreno bom e precisa ser muito bem cuidado e cultivado!
Semear sabiamente é realmente escolher cuidar bem da boa terra: “qualquer impressão, boa ou má, nela se grava de modo profundo e indelével”.

3) ESCOLHER A SEMENTE
É interessante como sementes são colocadas no coração das crianças. Alguns pais, por exemplo, colocam na porta do quarto da maternidade a identificação dos nomes dos seus filhos, que acabaram de nascer, associados aos nomes e símbolos dos times de futebol de sua preferência ou das atividades de suas preferências.
Não demorar muito e logo você observara as crianças afirmando com toda convicção a qual time de futebol elas pertencem. Já se identificam: “Sou do ..................!”
Veja também a familiaridade que as crianças têm com os filmes do momento, suas histórias e seus personagens. Você já reparou nos brinquedos que mais apreciam? Nas brincadeiras que mais curtem? A pergunta é: O que está sendo semeado o tempo todo em seus coraçõezinhos?
Claro que não há nada contra o esporte, a música, o cinema, os joguinhos, o entretenimento, o lúdico que é tão badalado em nossos dias. Muita coisa pode ser boa, mas será que é a melhor? Parece que foi Voltaire que disse: “O bom é o pior inimigo do melhor”. Quando vamos aprender a dizer não para o que é bom, a fim de dizer sim para o que é melhor?

4) ESCOLHER A MELHOR SEMENTE
A questão fundamental é: Qual é a melhor semente?
Quando vamos admitir, de uma vez por todas, que a melhor semente é a Palavra de Deus?
É a Palavra de Deus que precisa ser semeada efetivamente no coração da criança. Trata-se da semente chamada de incorruptível: “... pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada” (1 Pedro 1:23-25)
Quando o assunto é ministério com as crianças, é desanimador verificar que pouco, para não dizer nada, se usa da semente incorruptível. Os programas com crianças são desprovidos de bom conteúdo bíblico e evangelístico.
Analise por um instante a enquete que está na primeira pagina do site da APEC (www.apecbr.com).
A pergunta é: A Igreja tem cumprido a ordem de Jesus para apascentar os cordeiros?
Observe que as respostas mostram: 56% Não, 28% Mais ou Menos e 16% Sim
Veja em detalhe as respostas que estão sendo dadas com seus respectivos desdobramentos:
22.5% - Mais ou menos. Precisa de maior visão.
16.3% - Não. A maior preocupação é com o entretenimento das crianças.
16.2% - Mais ou menos. Falta capacitação aos que ministram às crianças.
12.1% - Mais ou menos. Precisa de mais investimento.
11.9% - Sim. A igreja se preocupa com as crianças.
5.9% - Não. As crianças são "isca" para atrair os pais.
5.0% - Mais ou menos. Falta responsabilidade.
3.8% - Não. Os professores não pastoreiam.
2.4% - Não. O ensino não é de bom conteúdo.
2.1% - Sim. As crianças salvas recebem conteúdo para crescimento na fé.
1.1% - Sim. O conteúdo do ensino leva crianças à salvação em Cristo.
0.8% - Sim. Os professores estão bem preparados.
O que podemos concluir dessa pesquisa é que há urgência em verificar nossa atitude nesta questão de semear sabiamente no coração das crianças e tratar de fazer as correções, enquanto há tempo, porque se não, que esperança haverá de colheita?
Vamos querer semear quando o bom terreno ficar cheio de espinhos?

Continua ...............

Gilberto Celeti

Venha para o Congresso da APEC - 27 de novembro a 01 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário