sexta-feira, 15 de setembro de 2023

O QUE AINDA ESTÁ FALTANDO - PARTE 2

 No artigo anterior falamos sobre:
1. O PRINCÍPIO DO EVANGELHO
2. O EVANGELHO CONTINUA SENDO ANUNCIADO
Prossigamos:

3. CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO EVANGELHO   

O Evangelho envolve o anúncio da Palavra de Deus. O verdadeiro Evangelho nunca esconderá o problema do pecado, pelo contrário, deixará bem clara esta realidade triste da criatura humana. O Evangelho verdadeiro sempre apontará para a solução do problema do pecado, centralizando a mensagem na Pessoa e na obra do Filho de Deus, Jesus Cristo. O Evangelho verdadeiro oferecerá a oportunidade para que todo que o ouve se arrependa, creia e receba a Cristo como seu Senhor e Salvador. 

Sem nenhuma sombra de dúvida o evangelho verdadeiro se resume nestas palavras: “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (I Coríntios 15.3, 4).

Este é o evangelho a ser anunciado. Quando este evangelho é pregado, temos a certeza da cooperação do Senhor. Este é o evangelho que Ele mandou fosse anunciado a toda criatura e até aos confins da terra.

Lamentavelmente, em muitas ocasiões esta mensagem não está sendo anunciada de maneira integral. O apóstolo Paulo já havia advertido em 2 Coríntios 11.3, 4: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais”. Viu só o que acontece?

Um outro Jesus é pregado; um espírito diferente é aceito (que não é o Espírito Santo de Deus); um evangelho diferente é abraçado. Veja bem: Jesus, espírito e evangelho diferentes. Exatamente o que está acontecendo diante de nós. Pelo rádio, pela televisão, nos púlpitos em geral e pela internet. O evangelho da cura, da prosperidade, daquele que determina, do poder, da fé, do sobrenatural, da melhora psicológica, do ser relevante no meio da sociedade, da ação social, do melhoramento do mundo, tentando transformá-lo num paraíso, do compromisso com a cidadania, do louvor e da emoção.

Certas igrejas chamadas de evangélicas estão descaradamente envolvidas com o ocultismo, fazendo uso de adivinhação e de magia, especialmente quando usam produtos e objetos para conseguirem os fins propostos. É a tal de varinha da fé, da flor ungida, do sal que afugenta os demônios, da água milagrosa do Rio Jordão, do sabonete purificador, e vai por aí a fora. Não há limite para a mentira, o engodo e a superstição.

Outras, estão envolvidas numa pregação que acaricia o ego, enfatizando a autoestima, com a preocupação de apagar os chamados “traumas” causados por terceiros ao longo da vida, num tom mais psicológico do que teológico, deixando num plano secundário a pregação do evangelho.

Para outras, tudo se resume em resolver os problemas sociais, em acabar com as injustiças, em lutar contra as discriminações, os abusos, as desigualdades, em fazer valer os direitos de cada um, em promover uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Os dias são difíceis. A apostasia é uma realidade. Pregar o evangelho tal qual exposto na Palavra de Deus tornou-se obsoleto para muitos. Nos ministérios voltados para crianças então, a última coisa que se pensa é em evangelizá-las. A preocupação muitas vezes é somente com o entretenimento.

4. CARECEMOS DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO

É urgente que os olhos sejam abertos, o coração seja tocado, as mãos se disponham para o serviço e os lábios se abram para a pregação do evangelho aos pequeninos, às crianças, aos adolescentes, enfim a todos.

O evangelho deve vir em primeiro lugar e ocupar um espaço destacado. Jamais pode ser negligenciada a pregação do evangelho. O Evangelho é a mensagem mais urgente que a nova geração precisa ouvir de maneira clara e genuína.

Nunca é demais repetir a maravilhosa realidade de que a maioria dos que creem no Evangelho, chegando assim ao novo nascimento pela fé em Cristo Jesus, o fazem quando estão numa faixa etária abaixo dos 15 anos. As estatísticas apontam que, em cada 100 cristãos, cerca de 80 receberam a Cristo antes dos 15 anos. Trata-se da chamada Janela 4/14 (isto é, dos indivíduos que têm entre 4 e 14 anos). Isto é surpreendente! Isto nos aponta para um campo que não pode jamais ser negligenciado, pelo contrário, é onde devemos investir mais e mais.

Esta lacuna, não ganhar a nova geração para Deus, tem sido o principal problema ao decorrer dos séculos e milênios. Asafe, autor de 10 dos 150 salmos, num deles foi categórico dizendo: “Meu povo, escute a minha lei; dê ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os meus lábios para proferir parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais nos contaram, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à geração vindoura os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, e os filhos que ainda hão de nascer se levantassem e, por sua vez, os contassem aos seus descendentes; para que pusessem a sua confiança em Deus e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus” (Salmos 78.1-8).

A ordem do Senhor é: proclamem o evangelho à geração vindoura, para que coloque em Deus a sua confiança e O sirva fielmente, não sendo uma geração obstinada e rebelde. Pode algo ser mais claro e evidente do que isto?

Gilberto Celeti

Esta matéria continua...........

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 

OH! QUE PRECIOSO SANGUE

Fluiu das veias de Jesus, o Cristo,
O sangue sobremodo precioso
Na cruz pregado e por todos visto,
Morreu o Justo como criminoso.

Seu sangue tem poder e purifica
Todo pecado e manchas elimina,
Aos que Ele justifica, santifica;
E tira tudo o que a Deus abomina.

Seu sangue santo lá na cruz vertido,
Remiu o homem tão completamente,
Que à comunhão com Deus é admitido
Que sangue poderoso e eficiente!

Somente neste sangue há vitória;
O seu poder e alcance é infinito!
Seu sangue muda, do homem, a história.
Cordeiro vivo, pra sempre bendito!

Gilberto Celeti

“Sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula” (1 Pedro 1.18,19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário