quinta-feira, 7 de setembro de 2023

O QUE AINDA ESTÁ FALTANDO – parte 1

 

1. O PRINCÍPIO DO EVANGELHO

O segundo livro do Novo Testamento é o livro de Marcos, que começa com estas palavras: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Marcos 1.1). Podemos afirmar que a proclamação de João Batista, logo a seguir, marca, histórica e definitivamente, o momento em que o evangelho de Jesus Cristo tem início, cumprindo as promessas do Antigo Testamento.

            O fenômeno de uma série de profecias antiquíssimas terem o seu cumprimento, com exatidão nos pormenores, por ocasião do nascimento de Jesus, é maravilhoso e confirma não só a veracidade da Bíblia como a sua autoria divina. Nenhum outro homem na face da terra, seja quem for, teve sequer uma indicação de que haveria de nascer e existir.

Vários estudiosos têm a convicção de que o evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito, servindo inclusive de base e de consulta para os outros autores sinópticos, a saber, Mateus e Lucas. A palavra “sinóptico” vem do grego e significa “ver de um certo ponto de vista”. Cada um dos três sinópticos, de fato, viu de um determinado ângulo a vida, as palavras, os milagres, o sacrifício de Cristo, a sua ressurreição e ascensão.

            É notório que Mateus escreveu para os judeus e viu o Senhor como o Rei dos judeus. Lucas escreveu para os gregos e viu o Senhor Jesus como o homem perfeito, ideal. Já Marcos escreveu para os romanos e viu o Senhor Jesus como o servo em ação, cumprindo as profecias dadas por Isaías, sobre o servo sofredor.

            João, embora não seja considerado um sinóptico, destacou a divindade e a eternidade de Jesus, aquele que diz: “Eu Sou”!

            É interessante observar como Marcos conclui o seu relato: “De fato o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam” (Marcos 16.19, 20).

            O evangelho não terminou com a obra completa do Senhor Jesus Cristo – sua morte substitutiva, sua maravilhosa ressurreição e sua ascensão gloriosa. Não! O evangelho continua com os seus discípulos que partem, pregando em toda parte, com a assistência e a cooperação do próprio Senhor, confirmando a palavra anunciada com evidências inquestionáveis.

  • 2. O EVANGELHO CONTINUA SENDO ANUNCIADO

            De fato, este evangelho ainda não chegou ao seu final. Estamos em 2023 (terceira década do terceiro milênio) e há discípulos saindo e pregando em toda parte, com a assistência e confirmação do Senhor.

Louvado seja Deus por aqueles que se deslocam de suas cidades e avançam em todas as direções para pregar as boas novas da salvação a toda criatura! Estão obedecendo exatamente ao que ficou claramente ordenado por Jesus Cristo, o Comandante Supremo, quando Ele “lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto” (Lucas 2.45-49).

            A pregação para que pessoas se arrependam de seus pecados é proclamada porque o Senhor mesmo capacita, coopera, supre as necessidades, concede a estratégia, abre as portas, quebra as barreiras e possibilita que, no poder que vem do alto, no poder do Espírito Santo elas ouçam a mensagem do Evangelho, se arrependam e recebam a Cristo como seu Senhor e Salvador. O Evangelho ainda continua, mas… até quando? Breve Jesus retorna e o tempo da oportunidade acabará.

            Toda criatura, independentemente de sua idade, localização geográfica ou cultura precisa conhecer o Eterno Deus, que se revelou maravilhosamente pela própria criação; também por Sua extraordinária e perfeita Palavra, a Escritura Sagrada; e, de maneira magnífica e sobrenatural, pela vinda de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, aquele de quem o apóstolo João afirma: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez… E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.1-3, 14).

            O escritor da carta aos Hebreus também fez este registro impactante: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hebreus 1.1, 2). Sim. Deus fala!

Gilberto Celeti

Esta matéria continua….

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

A BUSCA DOS PERDIDOS

Há vidas
Pela serpente seduzidas,
Atadas
Pela mentira, enganadas,
São presas
Pelo diabo, com firmeza,
Buscá-las
E do inimigo arrebatá-las,
Soltá-las,
Somente se em Cristo ganhá-las.

Não tendo
As condições, nada podendo,
Buscando
A Deus e nele confiando,
O justo
É árvore que dá bom fruto,
Comprado
Por sangue, foi justificado,
Se alinha
E com o Senhor assim caminha.

Unido
A Cristo e dele revestido,
Proclama
O Evangelho porque ama,
É sábio,
Usa com graça o seu lábio,
Amando
Os pecadores anunciando
Só isto:
Que a salvação está em Cristo!

Gilberto Celeti

O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é” (Provérbios 11.30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário