O DESAFIO DE SER PAI COM “P” MAIÚSCULO
Três modelos de pais. Que tipo de pai você quer ser?
O PADRÃO DIVINO PARA A FAMÍLIA
Desde a criação de Adão e Eva, Deus estabeleceu um padrão claro e maravilhoso: a união entre um homem e uma mulher é o princípio da família. Dessa união surgem os filhos, que crescem, amadurecem e formam novas famílias. Assim se perpetua a humanidade.
A Bíblia afirma: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2.24). Esse é o modelo divino. Qualquer forma de relacionamento que fuja desse padrão é uma distorção do plano original de Deus — é pecado, pois “erra o alvo”.
Hoje, apesar de haver bilhões de pessoas no mundo, tudo começou com um casal. Que plano extraordinário!
Nesse plano, o homem é chamado a ser pai, e a mulher, mãe. A biologia e a natureza confirmam isso: ninguém nasce sem um pai e uma mãe. Negar essa realidade é rejeitar não apenas a criação, mas também a ordem do Criador.
O PERIGO DE ABANDONAR O PADRÃO
Vivemos dias em que tenta-se normalizar o que é anormal. O casamento entre pessoas do mesmo sexo é promovido como algo natural — mas imagine o resultado disso se todos fizessem o mesmo: o fim da civilização.
Deus confiou ao homem e à mulher o privilégio e a responsabilidade de gerar filhos. E mais: de educá-los no temor do Senhor. Isso exige amor, dedicação, presença e intencionalidade.
Hoje, em muitos lugares, a taxa de natalidade caiu drasticamente, e isso traz consequências sérias para o futuro das nações.
A MISSÃO DOS PAIS
A mãe, por sua ligação biológica e emocional com os filhos, tem um papel insubstituível. Mas o pai também tem um papel fundamental: prover, proteger, orientar e ser exemplo.
Por isso convido você a refletir sobre três pais apresentados nas Escrituras:
- ABRAÃO – O PAI COM PROPÓSITO
Deus escolheu Abraão para ser o pai de uma grande nação, e através dele veio o Messias, o Senhor Jesus Cristo Deus fez promessas de suma importância para Abraão. Numa determinada ocasião, Deus fez uma declaração a respeito de Abraão que resume perfeitamente as funções de um pai: “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito” (Gênesis 18.18,19). Como fica claro neste texto o papel de um pai! ABRAÃO foi:
Padrão – Um exemplo de fé e obediência para Isaque e todos os seus descendentes; inclusive para os crentes em Cristo, sendo chamado de “pai da fé” em Romanos 3.16-18.
Amigo – Isaque confiava profundamente em seu pai, a ponto de subir com ele o Monte Moriá sem resistência, onde Isaque chegou a ser colocado no altar para ser imolado (veja Gênesis 22). Anos mais tarde, Abraão enviou o seu principal servo para procurar e trazer uma esposa para o filho. Foi um grande amigo de seu filho.
Influenciador – A fé de Abraão marcou gerações: Deus é chamado de “o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”. Que preciosa e poderosa influência! A história de Isaque demonstra que ele andou nos mesmos passos de seu pai, em várias ocasiões.
- MANOÁ – O PAI PREOCUPADO COM O FUTURO
Pai de Sansão, Manoá mostra-nos um coração atento e responsável. MANOÁ foi:
Preocupado – O anjo do Senhor trouxe a Manoá a notícia de que a sua mulher, que era estéril, havia de dar à luz um filho. Então, o anjo ouviu de Manoá uma pergunta muita significativa: “Qual será o modo de viver do menino?” (Juízes 13:12). Ele se importava com o futuro do filho.
Alerta – Muitos perigos rodeariam Sansão e Manoá, então, questionou ao anjo: “O que devemos fazer ao menino que há de nascer?” (Juízes 13:8). Queria acertar na formação do filho.
Interessado – Buscou a orientação do Senhor em oração. Seguiu cuidadosamente as instruções divinas, não permitindo que seu filho tivesse o cabelo cortado, nem que bebesse bebida forte e nem que tocasse coisa imunda. Foi um pai interessado no filho.
- ELI – O PAI OMISSO
Embora sacerdote e juiz, Eli falhou como pai. ELI foi:
Preguiçoso – Estava quase sempre assentado numa cadeira (1 Samuel 1.9 e 4.13). Em 1 Samuel 3.2 lemos que Eli estava “deitado no lugar costumado”. Não foi vigilante. Não percebia o que os seus filhos faziam. Ele ficava sabendo por ouvir de terceiros, como lemos em 1 Samuel 2.22: “… e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel” . Procrastinador na criação de seus filhos.
Ausente – Seus filhos desonraram ao Senhor, e ele apenas ouviu sobre isso, sem agir com firmeza. Em certa ocasião Eli chegou a repreendê-los, mas eles não deram ouvidos à voz de seu pai (1 Samuel 2.25). Eli não se mostrou presente na criação de seus filhos.
Irresponsável – Foi advertido por um homem de Deus sobre sua atitude de honrar mais os seus filhos do que a Deus (1 Samuel 2.29). Também foi avisado que viria o juízo de Deus sobre toda a sua casa. Aparentemente, Eli não tomou nenhuma atitude. Mais tarde, Samuel, que estava servindo ao sacerdote Eli, recebeu a mensagem do Senhor de que o julgamento viria sobre a casa de Eli “pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele não os repreendeu” (1 Samuel 3.13). Foi grande a irresponsabilidade de Eli.
QUAL TIPO DE PAI VOCÊ QUER SER?
Você deseja ser:
Um pai como Abraão?
P adrão.
A migo.
I nfluenciador.
Um pai como Manoá?
P reocupado.
A lerta.
I nteressado.
Um pai como Eli?
P reguiçoso.
A usente.
I rresponsável.
UM CHAMADO URGENTE
Em nossos dias, há uma grave carência de pais presentes, firmes e piedosos. Muitos homens se ausentaram do lar, da formação espiritual dos filhos e do altar da adoração. Que tragédia! Pais preguiçosos, ausentes e irresponsáveis se tornam uma grande desgraça.
Mas há esperança! O último versículo do Antigo Testamento aponta para a restauração da paternidade: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Malaquias 4.5, 6).
O Espírito Santo que operou através de Elias pode agir hoje em você. Deus quer levantar Pais com “P” maiúsculo! Pais que sejam referência, bênção e exemplo para seus filhos.
Para que seus filhos sejam servos fiéis do Deus Eterno e Verdadeiro, seja um homem com “H” maiúsculo. Seja um pai com “P” maiúsculo.
Seja como Abraão: padrão, amigo, influenciador.
Seja como Manoá: preocupado, alerta, interessado.
Não seja como Eli.
Gilberto Celeti
Missionário jubilado da APEC | Servindo há 52 anos
Promotor • Palestrante • Poeta • Escritor
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Leia o livro “Lições do Kilimanjaro”! História real de um pai leva seu filho de 8 anos para escalar as maiores montanhas da África — não para vencer um desafio físico, mas para ensinar com a vida o que significa ser homem.
Um livro profundo, real e necessário. Para pais que não fogem de desafios. E que acreditam no valor de formar homens de verdade.
Acesse aqui para saber mais e para adquirir o livro. Que tal dar de presente para o pai de seus filhos ou de seus netos?
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
A mensagem PAI COM “P” MAIÚSCULO foi publicada na revista “O Evangelista de Crianças” – Jul/Ago/Set 2015.
A revista da APEC “O Evangelista de Crianças”, agora é digital. A assinatura pode ser feita em qualquer época do ano.
Acesse aqui o site da APEC para saber mais e fazer a sua assinatura.
A revista O Evangelista de Crianças é uma excelente forma de se manter atualizado com conteúdos relevantes para o trabalho com crianças na igreja ou em outros contextos. Além disso, a revista oferece materiais complementares que auxiliam no ensino e evangelização infantil.
DEIXE MAIS ABAIXO O SEU COMENTÁRIO, ou dúvida. Muito obrigado.
————————————————-
Gilberto Celeti
Missionário Jubilado, Promotor da APEC, Escritor e Palestrante.
Peregrino a Caminho da Pátria Celestial.
Quer agendar uma palestra, pregação ou conferência em sua igreja ou cidade?
Este é o WhatsApp: (11) 9.8350-1474
Confira o novo livro: AEIOU – 5 Segredos para Ganhar a Nova Geração para Cristo
Confira também o novo livro: A VERDADE DE DEUS E A NOVA GERAÇÃO – A batalha pela mente das crianças em uma sociedade decadente.
Você aprecia a leitura de bons livros? Conheça aqui títulos que estão à sua disposição na Bunker Editorial.
Há também dois livros de poesias, à sua disposição:
“Sonetos para o Século XXI”: SÓ ACESSAR AQUI
“O Mistério do Natal”: SÓ ACESSAR AQUI
Use o código de desconto GILBERTO15 e ganhe um desconto especial em todos os livros da Bunker Editorial!

Nenhum comentário:
Postar um comentário