quinta-feira, 22 de abril de 2010

A CRIANÇA NUMA SOCIEDADE DECADENTE


A CRIANÇA NUMA SOCIEDADE DECADENTE

INTRODUÇÃO

Oséias retrata de maneira magistral uma época onde a corrupção predominava e a sociedade era totalmente decadente.

Leia com atenção, por exemplo, o capítulo 4 (quatro) do livro bíblico que traz o seu nome:

OSÉIAS 4

1 - Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel; porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.

2 - O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios.

3 - Por isso, a terra está de luto, e todo o que nela mora desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.

4 - Todavia, ninguém contenda, ninguém repreenda; porque o teu povo é como os sacerdotes aos quais acusa.

5 - Por isso, tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.

6 - O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

7 - Quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram; eu mudarei a sua honra em vergonha.

8 - Alimentam-se do pecado do meu povo e da maldade dele têm desejo ardente.

9 - Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote; castigá-lo-ei pelo seu procedimento e lhe darei o pago das suas obras.

10 - Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à sensualidade, mas não se multiplicarão, porque ao SENHOR deixaram de adorar.

11 - A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento.

12 - O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta, porque um espírito de prostituição os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.

13 - Sacrificam sobre os cumes dos montes e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, dos choupos e dos terebintos, porque é boa a sua sombra; por isso, vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.

14 - Não castigarei vossas filhas, que se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram, porque os homens mesmos se retiram com as meretrizes e com as prostitutas cultuais sacrificam, pois o povo que não tem entendimento corre para a sua perdição.

15 - Ainda que tu, ó Israel, queres prostituir-te, contudo, não se faça culpado Judá; nem venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Áven, nem jureis, dizendo: Vive o SENHOR.

16 - Como vaca rebelde, se rebelou Israel; será que o SENHOR o apascenta como a um cordeiro em vasta campina?

17 - Efraim está entregue aos ídolos; é deixá-lo.

18 - Tendo acabado de beber, eles se entregam à prostituição; os seus príncipes amam apaixonadamente a desonra.

19 - O vento os envolveu nas suas asas; e envergonhar-se-ão por causa dos seus sacrifícios.

Oséias viveu durante os anos 810 a 725 A.C. Ele foi profeta no reino do norte, quando Jeroboão II reinava, vindo depois dele Zacarias, que foi assassinado por Salum, apenas seis meses após haver assumido o trono.
Salum, por sua vez, reinou apenas um mês, sendo morto por Menaém, que assumiu o trono.
O filho de Menaém, Pecaías reinou dois anos sobre Israel, em Samaria, e foi eliminado por Peca, que assentou-se, então, no trono.
A característica básica destes reis era esta: “Fez o que era mau perante o Senhor, como tinham feito os seus pais, todos os seus dias...”
Enquanto isto, em Judá, reinava Uzias, que acabou seus dias ferido de lepra, pelo Senhor, por sua atitude rebelde e orgulhosa em querer exercer o ofício sacerdotal.
Esta época foi de grandes conquistas políticas e de prosperidade material. Israel havia se tornado forte, poderoso e rico; no entanto, havia se afastado do Senhor e de Sua Palavra.
O profeta Amós, que viveu um pouco antes de Oséias, clama contra a corrupção, a injustiça, a violência, a falsidade, a infidelidade, a desonra e a apostasia de Israel. Na época de Oséias, as condições estavam muito piores.
O reino tinha entrado em decadência e anarquia.
Este foi o tempo da profecia de Oséias.
A própria experiência do profeta, cuja esposa fora infiel e se prostituíra, se torna uma das lições mais surpreendentes que encontramos nas Escrituras – o povo era infiel e adúltero para com o Senhor.
Oséias foi o mensageiro do Senhor para o povo de sua época e, embora sua pregação não tivesse causado mudança na vida de seus contemporâneos, ela ultrapassa seu tempo e vem ao encontro das necessidades de todas as épocas, pois as verdades que ele proclamou são eternas e têm aplicação universal.
Vejamos algumas delas:

c o n t i n u a . . .

2 comentários:

  1. Pr. Celeti, o sr. tem sido uma trombeta nesses últimos dias, não apenas no Ministério da APEC, MAS TAMBÉM PARA QUEM LÊ OS TEUS TEXTOS.

    ResponderExcluir
  2. Hi Gilberto It is good to meet with you today. Harry

    ResponderExcluir