segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SEMEANDO SABIAMENTE


SEMEANDO SABIAMENTE

Gilberto Celeti

            No ano de 1953, foi realizada a 2ª Convenção Nacional da APEC, em Pedra de Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro. O hino oficial foi uma música de Johannes Brahms, que recebeu uma linda letra de autoria do saudoso Pr. Manoel Porto Filho, que na época pastoreava a Igreja Evangélica Congregacional Campograndense.
            Eis a letra do hino:

Veio um servo de Deus a trazer nas mãos cheias
As sementes da Palavra e do amor de Jesus.
“Onde irei semear?” E o Senhor respondeu-lhe:
“Entre os meus pequeninos semeias por Mim!”

Na manhã tão alegre, aos milhares lançadas,
As sementes floresceram em glória de Deus.
E nos céus e na terra aleluias cantaram,
Pois crianças também podem crer em Jesus.

            Que preciosa figura essa do semeador com as mãos cheias de sementes, procurando saber onde colocá-las!
            Na parábola do semeador, contada por Jesus (Mateus 13), chama a atenção a diferença entre os quatro tipos de terrenos:
1.      O terreno à beira do caminho.
2.      O terreno cheio de pedras.
3.      O terreno cheio de espinhos.
4.      O terreno fértil.

            Não há nenhum problema quanto à semente, que tem em si toda a força necessária para o desenvolvimento e frutificação. O grande problema é onde a semente é colocada.
            O terreno à beira do caminho pode ser comparado ao coração já empedernido, pisado e repisado. Muito embora a semente seja ali lançada, não permanece muito tempo, porque o diabo vem e arranca a semente que é a Palavra de Deus.
            O terreno cheio de pedras representa o coração que, embora experimente certo desenvolvimento da semente e certa assimilação da Palavra de Deus, não consegue suportar a provação, a oposição, a zombaria e mesmo a perseguição. A semente não se aprofunda.
            O terreno cheio de espinhos experimenta também o florescer da semente, no entanto as atrações, os prazeres e os cuidados do mundo deixam a semente sufocada e sem condições de produzir.
            O terreno fértil está totalmente preparado para receber a semente, que floresce e frutifica.

          Onde semear?  Ora, a sabedoria exige que o semeador da Palavra invista suas sementes em corações preparados.
            Se existe um coração bastante vulnerável a sufocar a Palavra no meio dos espinhos é o coração de uma pessoa jovem, que começa a interessar-se pelas baladas, pelos prazeres e pelas preocupações mundanas. Quanto mais velha, mais a pessoa vai ficando indiferente às coisas do Senhor.
            À medida que os anos passam, mais as pessoas se apegam às suas “conquistas” e não querem perder suas regalias, seu “status”, sua imagem. A perspectiva de se identificarem com uma mensagem que traz zombaria e perseguição faz com que tremam de medo e por essa razão se esquivam de andar com o Senhor.
            Mais um pouco de tempo ainda e o coração se torna como o terreno à beira do caminho, totalmente pisado, onde a Palavra nem penetra mais e onde com extrema facilidade o diabo vem e tira toda semente que ali foi lançada.
            Onde semear? O coração de uma criança é o bom terreno, o terreno fértil, o terreno promissor.
            Neste ano de 2013 enchamos nossas mãos com a semente poderosa da Palavra do Senhor e lancemos essas sementes no coração dos pequeninos.
            Sim, crianças também podem crer em Jesus. E criança salva por Jesus tem a vida inteira para frutificar a 30, a 60 e a 100 por um. Ganhar uma criança para Cristo é ganhar alguém que tem uma vida inteira para servir ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário