(Esta postagem é continuação da anterior)
As oportunidades não cessaram – Há uma janela a ser considerada!
Não sei até que ponto você está comprometido com o Senhor e a obra missionária.
A APEC, Aliança Pró Evangelização das Crianças é uma missão. A APEC não é um curso. A APEC não é uma livraria. A APEC não é uma empresa. A APEC é uma obra missionária, uma das obras missionárias mais relevantes que podem existir – ganhar as crianças para Cristo!
A APEC é uma missão que trabalha exclusivamente na janela 0 x 14. Talvez você nunca tenha ouvido falar desta janela 0 x 14. Quando se fala em Missões, é comum pensar na janela 10 x 40. A janela 10 x 40 é uma janela geográfica e abrange aquela região do mundo onde prevalece o islamismo, o budismo, o lamaismo, o animismo, enfim, onde não existe a presença significativa de cristãos. Há um esforço muito grande das agências missionárias para alcançarem esta região do mundo.
A janela 0 x 14 é uma janela de faixa etária. George Barna o fundador e presidente de uma organização especializada em fazer pesquisas para igrejas e organizações cristãs sem fins lucrativos, constatou que a maioria dos que recebem a Cristo o fazem antes dos 15 anos de idade e que estes são mais comprometidos absolutamente com Jesus Cristo do que qualquer outro grupo de pessoas.
Podemos afirmar que, em cada 100 cristãos hoje, quando perguntamos com que idade eles receberam a Cristo como Senhor e Salvador, chegaremos ao seguinte quadro: 4% após os 30 anos; 10% dos 15 aos 30 anos; 85% dos 4 aos 14 anos e 1% antes dos 4 anos de idade. Sim, há pessoas que recebem a Cristo como Senhor e Salvador antes dos 4 anos de idade. Esta conversa que é só depois dos 12 anos que uma pessoa pode receber a Cristo como seu Senhor e Salvador é uma das maiores mentiras do diabo. Quanto mais a idade avança, mais difícil vai ficando a conversão. Se uma pessoa não receber a Cristo como seu Senhor e Salvador até aos 14 anos de idade ficará cada vez mais longe de sua eterna salvação.
Lembra da palavra de Jesus aos seus discípulos: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18: 3). Não é a criança que tem de se tornar adulta para ser um cristão, pelo contrário, é o adulto que tem de tornar-se como uma criança.
Sabemos que a obra da conversão é uma obra do Espírito Santo. Ele é quem convence do pecado da justiça e do juízo, seja uma criança de 5 anos seja um ancião de 75 anos. Mas as estatísticas demonstram que isto tem acontecido muito mais naqueles que estão nesta janela 0 x 14.
O desafio missionário da janela 0 x 14 é imenso. Trata-se de 60% da população mundial. Só no Brasil são mais de 50 milhões. Trata-se de um grande desafio para aqueles que estão comprometidos em fazer a vontade de Deus.
Quantos da janela 0 x 14, de fato, estamos ganhando para Cristo em nossos bairros? Será que temos sequer a visão deste imenso campo missionário que está bem diante de nossos olhos? É deveras lamentável que tão poucos esforços são empreendidos para se alcançar as crianças.
As igrejas evangélicas, em sua grande maioria, não realizam um trabalho continuo de evangelização das crianças fora das quatro paredes do templo. Não se preocupam em alcançá-las.
Milhares e milhares, na verdade milhões estão entrando nos anos de sua juventude e idade adulta e nunca ouviram a mensagem do evangelho. Na fase da vida quando estariam mais predispostas para ouvir de Cristo e recebê-lo como Senhor e Salvador, estão sendo negligenciados.
Como reverter isto? Como mudar a visão? Como ir a busca da nova geração que está chegando? Precisamos de um exército de missionários para a janela 0 x 14. Precisamos de um exército de evangelistas de crianças.
Onde achá-los? Seria você, que neste momento lê este artigo? Você, que sabe que os dias são difíceis mas que tem a convicção que o Senhor ainda quer usá-lo, quer vê-lo seguindo o modelo dos que andam piedosamente em Cristo; quer vê-lo firme e desenvolvendo-se em sua Palavra e quer vê-lo fazendo a obra de um evangelista – um evangelista de crianças!
Gilberto Celeti - gilceleti@gmail.com
(Este artigo continua na próxima semana).
Nenhum comentário:
Postar um comentário