sexta-feira, 20 de outubro de 2023

TODA CRIANÇA PARA JESUS

 No ano de 2006, o Congresso Nacional da Aliança Pró Evangelização das Crianças tinha como tema: “Toda Criança! Toda Nação! Toda Hora! Para Jesus!”. Pense por um instante: as crianças que nasceram naquele ano já estão hoje com 17 anos. Infelizmente, milhões delas não foram alcançadas com o Evangelho!

OLHE PARA AS CRIANÇAS

Olhe para a situação das crianças abandonadas, abusadas, exploradas, mal-amadas, mal alimentadas, maltratadas, mal orientadas …

Olhe para a situação das crianças que lamentavelmente convivem em famílias frágeis e desestruturadas …

Olhe para a situação das crianças que são ensinadas a participar de atividades religiosas abomináveis à luz da Bíblia Sagrada, por incluírem práticas de feitiçaria, de idolatria, de superstição, de esoterismo …

Olhe para a situação das crianças que estão sendo educadas nos pressupostos evolucionistas …

Olhe para a situação das crianças que encontram entretenimento em filmes, músicas, jogos e livros que incentivam o pecado, em suas mais variadas formas, e também o próprio satanismo …

Olhe para a situação das crianças entregues à influência da Ditadura das Minorias, a qual está determinando normas e procedimentos que as escolas devem adotar (a ideologia de gênero), favorecendo comportamentos pervertidos …

Olhe para a covardia com que está sendo tratada a questão da liberação das drogas e da legalização do aborto, tão abomináveis e nocivas às crianças …

Olhe para a triste realidade de pais, professores, líderes e igrejas, que se autodenominam cristãos, mas que não têm nenhuma visão da importância e urgência da evangelização e discipulado das crianças, possuindo uma compreensão completamente equivocada e sem qualquer base bíblica sobre o que seja “evangelizar”.

SATANÁS ODEIA AS CRIANÇAS

O ministério de ensino bíblico infanto-juvenil, feito com seriedade e responsabilidade, tem sido alvo de ataques ferozes do inimigo, que cria barreiras inimagináveis impedindo que os cristãos se engajem na tarefa de alcançar toda criança, em todo local, a toda hora, com o Evangelho todo!

O grande interessado em impedir que toda criança conheça o Evangelho é o diabo. Satanás odeia as crianças. Há uma guerra invisível acontecendo diante de todos nós. Nessa guerra as forças malignas buscam capturar e dominar as almas das crianças. Esse perigo real não está sendo percebido …

Devemos adotar em cada igreja, e em cada lar efetivamente cristão, este lema – “Toda Criança! Toda Nação! Toda Hora! Para Jesus!”. Empenhar-se para conduzir as crianças a Cristo é entrar no terreno em que o inimigo quer dominar, é entrar numa guerra espiritual. Este é um tema para fazer o inferno tremer!

Quando as atividades que se realizam com as crianças envolvem apenas promover entretenimento, diversão e ajuda social, parece que não há grandes dificuldades, pois todos estão prontos a cooperar. No entanto, quando o alvo é contar a mensagem do Evangelho, a realidade que se apresenta quase sempre inclui oposição e falta de apoio.

É preciso perceber isto e, com toda consciência, fortalecer-se no Senhor e na força do seu poder e equipar-se com toda a Armadura de Deus e com toda oração e súplica, “orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”, para que se faça conhecido o mistério do Evangelho às crianças.

AVANÇAR NO TERRENO DO INIMIGO

É necessário, mais do que nunca, tomarmos posse das palavras de nosso Senhor Jesus Cristo: “… edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Vamos avançar no terreno do inimigo confiantemente.

Como chegar a todas as crianças com a mensagem do Evangelho, seja nas grandes metrópoles, nas pequenas cidades ou nas comunidades mais longínquas? Sem dúvida, esta ação exige uma grande mobilização. Ah! Pense bem agora mesmo …

  • … se cada cristão se preparasse e agisse para alcançar uma criança por dia …
  • … se cada família cristã se preparasse e agisse para abrir um Clube Bíblico semanal para as crianças de sua vizinhança …
  • … se cada igreja cristã se preparasse e agisse para alcançar todas as crianças que vivem ao seu redor …

É agora a hora da mobilização da Igreja de Deus para conduzir toda criança a Cristo, com o Evangelho todo. Mobilizemo-nos como verdadeiros evangelistas de crianças, e uma revolução se fará neste país. Certamente, é preciso multiplicar o número de evangelistas de crianças para chegar a todas. Há milhões de crianças perdidas.

A INFÂNCIA É O MELHOR TEMPO PARA A EVANGELIZAÇÃO

Não há como negar esta verdade: a idade mais favorável para a conversão é exatamente o tempo da infância. Em cada grupo de cem crentes, os que recebem a Cristo depois dos 30 anos são apenas 4%. Só 10% se convertem entre os 15 e 30 anos.

Agora, preste bem atenção: mais de 80% têm o seu encontro com o Salvador e experimenta o novo nascimento pela fé em Cristo na faixa etária dos 4 aos 14 anos. E, acredite, há crianças que recebem a Cristo antes dos 4 anos de idade. Isto é simplesmente maravilhoso!

Experimente contar a uma criança a história da ovelha perdida. A criança não vai querer ficar perdida como a ovelhinha; vai querer ficar aconchegada nos braços do Bom Pastor. Experimente contar a história da arca de Noé. A criança vai querer a segurança da “arca da salvação”, que é Jesus. Conte a história bíblica e faça a ligação, contando sobre o que Jesus fez: Ele morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou (1 Coríntios 15.3, 4); conte sobre a esperança da vida eterna (João 14.2, 3 – “vou preparar um lugar para vocês” “voltarei”); e, por fim, apresente o convite de Jesus: “Em verdade, em verdade lhes digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (João 6.47). Diga: assim como a ovelhinha foi salva, ou assim como Noé e sua família foram salvos, Jesus quer salvar você.

A grande maioria dos que creem em Jesus e O recebem como Senhor e Salvador estão na faixa etária que antecede os 15 anos. Este fenômeno tem sido amplamente estudado por missiólogos em todo o mundo e a obra missionária em busca das crianças tem sido denominada de JANELA 4/14.

Diante desta realidade, como explicar a indiferença, a descrença e a falta de investimento quanto à evangelização das crianças? É inexplicável, a não ser que compreendamos que há um inimigo terrível articulando toda esta situação.

Quando haverá um despertamento para se investir nos pequenos? Sejamos evangelistas de crianças a cada dia! Olhemos para as crianças em nossas casas, ruas, bairros e cidades. Levemos a todas as crianças a mensagem do Evangelho!

VAMOS INVESTIR NA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Jesus, enquanto percorria as cidades e povoados, dirigiu-se aos seus discípulos dizendo: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.37, 38).

Existem cristãos desejosos de ganhar as crianças para Cristo, e por isso o inferno está tremendo e colocando obstáculos à realização desta obra. Venha para esta urgente mobilização. Entre na luta, em oração, em favor da evangelização das crianças.

  • Oremos pela missão da APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças, que atua em todos os continentes. As lutas são imensas.
  • Oremos para que o Senhor supra todas as necessidades do trabalho e dos missionários.
  • Oremos que o Senhor abra os olhos dos líderes evangélicos em todas as nações, para que invistam nas crianças a fim de que elas conheçam a salvação em Cristo.
  • Oremos para que se multiplique o número de evangelistas de crianças.

Um servo de Deus argentino, chamado Samuel Libert, disse certa vez: “As crianças são as mensagens vivas que enviamos para o futuro, no qual não estaremos”. Sim, as crianças que alcançamos para Jesus agora são os homens e mulheres que, em breve, farão a diferença na sociedade. Que nós enviemos ao futuro aqueles que são, desde pequenos, “luz do mundo” e “sal da terra”!

Mas não devemos trabalhar sozinhos. Vamos nos esforçar para conseguir mais um “soldado” evangelista de crianças.

James Heckman, ganhador do prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 2000, tem falado, em várias ocasiões e países, que um governo sábio investiria nas crianças de 0 a 6 anos de idade pois, afirma ele, isto mudaria a nação. Cada nação deveria enfrentar com garra os desafios da primeira infância

Investir nas crianças bem pequenas é um assunto para estadistas. Infelizmente, a maioria dos governos se preocupa apenas com o imediato e em trabalhar para garantir a sua reeleição no pleito seguinte.

É lamentável observar que a preocupação com resultados imediatos tem sido a falha também em muitas igrejas. Quando haverá um despertamento para se investir nos pequenos?

Vamos investir nossos esforços, dons, recursos e nosso tempo para que toda criança, em toda nação, a toda hora, conheça o Evangelho todo e receba a Cristo como Senhor e Salvador!

Pr. Gilberto Celeti
Missionário da APEC, professor, palestrante e escritor

Deixe mais abaixo o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário