quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

CONSTRUTORES DE MUROS - 14

 No artigo anterior consideramos o avanço do misticismo na sociedade atual e o interesse tão acentuado que os seus adeptos demonstram pelas crianças, buscando atraí-las para as práticas do ocultismo. No final do texto, diante de um quadro tão assustador, surgiu a pergunta: O que fazer? Destacamos, então, a necessidade de orarmos confiantemente ao Senhor para que pais, tios, avós, professores e líderes, todos nós, nos tornemos modelo para as crianças.


Existem mais três pedras que precisam ser colocadas no muro de proteção às crianças. Consideremos a primeira delas:

1ª PEDRA – RECONHECIMENTO DO PODER SOBRENATURAL DE DEUS.

O poder de Deus não está sujeito a nenhum tipo de lei ou esquema que alguém possa pretender descobrir ou encontrar. Não é possível alguém alegar conhecer uma fórmula mágica, um ritual, uma oração, uma determinação positiva, ou seja lá o que for, que infalivelmente possa “manipular” Deus para que Ele produza algum tipo de milagre.

Os filhos de Deus reconhecem que o nosso Deus transcendente, revelado pela Bíblia, está separado de tudo e de todos e age sempre de acordo com Sua vontade, que é soberana. A oração submissa dos filhos de Deus deve ser: Que Deus, em Sua infinita graça e bondade, desperte cristãos para viver cada dia, deste ano e desta década, não no aqui e agora, mas na perspectiva da eternidade. Prezado leitor, que você e eu sejamos cristãos que vivam dia a dia extasiados e gratos por contemplar os milagres de Deus, que enchem o coração de regozijo, de gratidão, de louvor e de adoração. Eis os milagres que deixam os cristãos maravilhados:

1 – O MILAGRE DA CRIAÇÃO – “Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis” (Hebreus 11.3).

Contemplemos, admirados, o espaço infinito com as suas galáxias e também o nosso planeta Terra com as mais variadas formas de vida, dentre as quais a mais extraordinária é o ser humano, criado à imagem de Deus. Contemplemos, com deleite, a maneira perfeitamente ordeira como Deus mantém e sustenta tudo quanto existe. Que milagre pode ser comparado a este? Adoremos ao Criador e Sustentador do Universo!

Felizes são as crianças, cujos pais e educadores as conduzem a experiências de contatos com a criação, por exemplo fazendo um piquenique ao ar livre. O gramado, as flores, as árvores, os pássaros e até pequeninas formigas, tudo ao redor, sendo observado e mostrado como obra das mãos de Deus, leva as crianças a perceber a maravilha que é a criação.

Em algumas cidades, as crianças podem ser levadas até o planetário, para conhecer algo do magnífico espaço sideral, onde estrelas, cometas, planetas e satélites orbitam. Ou apenas aponte para um lindo céu estrelado e converse sobre a grandeza infinita das incontáveis galáxias.

Felizes são as crianças, cujos pais e educadores lhes transmitem os ensinos dos primeiros capítulos da Bíblia Sagrada, com entusiasmo, com sublimidade, mostrando-lhes como tudo veio a existir, pela vontade e pelo poder do Eterno Deus Criador. E que tenham sabedoria para mostrar a falácia, o engano, a mentira do ensino que supõe, sem qualquer fundamentação plausível, que todas as coisas surgiram por acaso.

2 – O MILAGRE DA ENCARNAÇÃO – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. … E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.1-3, 14).

Contemplemos, extasiados, o significado do Natal, o “grande mistério da piedade”, o Criador fazendo-se homem para nos redimir com o Seu precioso sangue. Que milagre pode ser comparado a este? Adoremos Àquele que recebeu o nome de Jesus, pois veio para salvar o seu povo dos pecados deles, e cujo nome é Emanuel, que significa Deus conosco!

A vida perfeita do Senhor Jesus é evidenciada por uma série de milagres:

a) o milagre de Seu nascimento virginal – “O Verbo se fez carne”.(João 1.14).

b) o milagre de Sua humanidade perfeita – “E habitou entre nós”; “Jesus andou por toda parte fazendo o bem …”; “Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca”. (João 1.14; Atos 10.38; 1 Pedro 2.22).

c) o milagre de Sua morte vicária – “Àquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós” (2 Coríntios 5.21). Jesus foi nosso substituto, pagou o preço para a redenção, derramando o Seu precioso sangue.

d) o milagre de Sua ressurreição gloriosa – Era impossível que Ele fosse detido pela morte. A suprema força da grandeza do Poder de Deus foi exercida em Cristo, levantando-o dentre os mortos (conf. Atos 2.24; Efésios 1.19, 20).

e) o milagre de Sua ascensão, para assentar-Se à destra da Majestade nas alturas. Lá no trono, no comando deste universo, está Aquele que sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder (conf. Hebreus 1.3).

f) o milagre de Seu cuidado para conosco. Ele é o Advogado e o Sumo Sacerdote do crente, e faz todas as coisas contribuírem para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo o Seu propósito (conf. 1 João 2.1; Romanos 8.28).

Felizes são as crianças, cujos pais e educadores as conduzem ao aprendizado sobre o nascimento do Senhor Jesus Cristo. Seu nascimento foi o cumprimento de dezenas de profecias escritas muitos séculos antes, que evidenciam que a própria Escritura é um verdadeiro milagre, e também a autenticam como a revelação de Deus aos homens. Desde o início, no terceiro capitulo do Gênesis, já é feita referência Àquele que nasceria para se tornar o Redentor. E esta promessa do seu nascimento foi repetidas vezes pronunciada. Conte a história do nascimento de Jesus, mostrando como ele cumpre literalmente todas estas promessas, de modo simplesmente maravilhoso e miraculoso.

3 – O MILAGRE DA REDENÇÃO – “Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (Tito 3.4-7).

Contemplemos, com o coração contrito, a ação do Espírito Santo que nos leva a crer na realidade da Criação, na realidade da Encarnação do Filho de Deus e na realidade da Obra de Jesus Cristo na cruz, derramando Seu sangue que nos purifica de todo pecado. Jesus, tendo sido sepultado, ao terceiro dia ressuscitou triunfantemente! E, enfim, nos enviou o Espírito Santo, que opera em nós o Novo Nascimento. Que milagre pode ser comparado a este? Adoremos Àquele que produz em nosso coração o fruto precioso do amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

O milagre da nossa redenção compreende uma série de milagres simultâneos:

a) o milagre da justificação pela fé, que é a salvação da penalidade do pecado – o perdão dos pecados com base na Obra perfeita realizada por Jesus Cristo na cruz do Calvário;

b) o milagre da santificação, que é a salvação do poder do pecado – a presença do Espírito Santo realizando Sua obra no coração do crente;

c) o milagre da glorificação, que é a salvação da presença do pecado – a transformação deste corpo corruptível, que ocorrerá na segunda vinda de Cristo. Os salvos que estiverem na sepultura ressuscitarão e os salvos que estiverem vivos serão arrebatados para encontrar com o Senhor, nos ares.

Felizes são as crianças, cujos pais e educadores as conduzem ao conhecimento de histórias reais sobre pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela redenção que há em Cristo. Por exemplo, as histórias e lições que podem ser extraídas da vida de Zaqueu e de Saulo, que experimentaram milagres reais. Zaqueu foi transformado, passando de ladrão e avarento para ser um homem generoso. Saulo foi transformado de um perseguidor dos cristãos em um pregador, que passou até a ser perseguido. Estas vidas foram radicalmente transformadas pelo evangelho, isto é, as boas novas da salvação que há em Cristo Jesus.

Felizes são as crianças que também podem ter contato com pessoas de sua própria localidade, que tiveram suas vidas milagrosamente transformadas. É importante que elas conheçam os testemunhos de pessoas que viviam longe de Deus e se converteram. Mas é preciso aqui deixar um alerta. Não estou falando de um tipo de “milagre” que está na moda hoje: o milagre da cura de uma doença, o milagre de conseguir um bom emprego, o milagre de ter uma casa própria, o milagre de ter mais de um carro na garagem, o milagre da prosperidade, e vai por aí afora. Este tipo de milagre me causa “Milagrefobia”. É bom ser curado ou ter prosperidade, mas isto não acontece com todos os filhos de Deus. Muitas vezes, acontece com os ímpios. Estou falando do milagre da vida transformada, que leva o pecador perdido a ser justificado e a andar em santidade de vida, sendo testemunha de Cristo e aguardando com alegria a volta de Cristo.

Numa época de misticismo “milagreiro” como a nossa, é necessário reconhecer e anunciar às nossas crianças o poder sobrenatural de Deus. Enfrentemos este tempo de misticismo reconhecendo e anunciando que o Deus Triúno deve ser adorado por estes milagres tão reais em nossas vidas: a Criação, a Encarnação e a Redenção!

No próximo artigo mostraremos mais pedras para proteção das crianças, em uma época de misticismo como a nossa. Não perca.

Pr. Gilberto Celeti
Missionário na APEC, professor, palestrante e escritor

Livros para pais e professores – Lições para usar com as crianças
Acesse aqui a Loja Virtual da APEC

Poesias – Acesse aqui a Loja Virtual da BUNKER

Deixe mais abaixo o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário