domingo, 18 de fevereiro de 2024

CONSTRUTORES DE MUROS - 16: CONCLUSÃO

 Iniciamos esta série fazendo algumas considerações sobre o significado da palavra “geração” e registramos esta súplica: Capacita-nos, ó Deus, para que sejamos instrumentos do Senhor levando muitos, independentemente da idade, a abandonarem os seus maus caminhos, deixando de ser uma geração obstinada e rebelde, a fim de se tornarem parte da geração que busca o Senhor”.


Uma geração passa rapidamente. Comunicar a verdade de Deus à geração seguinte continua sendo uma ação de máxima urgência e máxima prioridade. Concluindo esta série, há ainda uma última consideração a ser feita:

Esta ação, de comunicar a verdade de Deus à nova geração, por si só, não é garantia de resultado. Não significa que, de maneira automática, pelo fato de haver a transmissão do ensino à criança, essa criança seguirá no caminho do Senhor.

AS ESCOLHAS QUE CADA UM FAZ

            Há crianças de um mesmo lar, que receberam o mesmo ensino, entretanto seguiram caminhos opostos. Talvez o exemplo mais significativo seja o dos dois primeiros meninos mencionados na Bíblia: Caim e Abel. Eles viveram numa época em que as influências externas eram quase zero, convivendo apenas com os seus pais e os demais irmãos e irmãs mais novos. Tudo o que sabiam aprenderam diretamente de seus pais.

O que você imagina que Adão e Eva conversavam com os seus filhos? Eles provavelmente lhes contaram do período de tempo em que viveram no Éden, como fracassaram diante de Deus, como foram vestidos por Deus com peles de animais, como foram expulsos do jardim, como esperavam a promessa de Deus de que um dia um descendente esmagaria a cabeça da serpente, e tantas outras coisas.

            As vidas de Caim e Abel tomaram rumos distintos. De certa forma, eles representam os dois tipos de caminhos que as pessoas podem escolher, em qualquer época e em qualquer lugar. Há pessoas que seguem o caminho de Caim, afastando-se de Deus. Há pessoas que seguem o caminho de Abel, isto é, o caminho da verdade de Deus.

Devemos transmitir a verdade de Deus à nova geração, com toda a fidelidade, na expectativa de que o Espírito Santo de Deus fale ao coração de nossas crianças. Contudo, é preciso compreender que não é apenas a nossa ação que produzirá o resultado. Quem entenderá o que leva um coração a se voltar para Deus e outro coração a resistir ao Senhor? Quem entenderá o toque do Espírito de Deus que leva a criança a crer?

            Hoje, há muitos pais que choram por ver os seus filhos longe do caminho do Senhor. Às vezes, tais pais chegam a pensar que a Palavra de Deus “não funcionou”, quando consideram o texto de Provérbios 22.6: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”. Com certeza, não foi a Palavra de Deus que falhou.

Quem sabe, um exame sincero pode indicar algumas falhas da parte dos pais, que precisam ser corrigidas (por exemplo: faltou constância, faltou dar exemplo etc.). Eles podem buscar ao Senhor, arrependidos e dispostos a fazer as correções e os ajustes necessários. No entanto, jamais devem acreditar que a sua ação é que produzirá o resultado. Tal ação, seja ela qual for, será somente um meio que o Senhor usará, “porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA

            Àqueles, cujos filhos estão longe do caminho do Senhor, recomendo o recurso da oração intercessória. Sejamos como aquele pai que trouxe o seu filho possesso de um espírito mudo, dizendo a Jesus: “Se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos”. A história continua com a resposta de Jesus: “Se podes! Tudo é possível ao que crê”. Então, aquele pai exclamou com lágrimas: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Marcos 9.22-24).

No final da história se vê uma família abençoada com a libertação do filho das garras de Satanás.

            Conheço vários servos de Deus que testemunham ter sido criados e ensinados na Palavra de Deus desde a mais tenra infância, mas que, durante anos, andaram por caminhos que desagradavam a Deus. Como se voltaram para o Senhor? Tiveram pais que intercederam por eles. Em suas vidas cumpriu-se literalmente a realidade do texto de Isaías 55.11: “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

Ainda é tempo: 

  • De buscar o Senhor e a sua graça, em favor dos nossos filhos e netos! “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3.7, 8).
  • De fazer escolhas sábias“Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram os vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.14, 15).
  • De orar como o salmista“Não me desampares, pois, ó Deus, até a minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder” (Salmos 71.18).

As crianças são importantes para Deus. Elas têm uma alma imortal e uma vida inteira pela frente. Elas ouvem e atendem à mensagem do evangelho mais prontamente do que qualquer outro grupo de pessoas. Construir um muro de proteção às crianças com as pedras da verdade de Deus, como vimos nesta série de estudos, é um dever que precisa ser encarado com muita responsabilidade.

Pr. Gilberto Celeti
Missionário na APEC, professor, palestrante e escritor
– – – – – – – – – –
AS CRIANÇAS PARA DEUS

Vamos, servos do Senhor, esta é hora!
As crianças alcancemos pra Jesus!
O evangelho anunciemos, sem demora!
Brilhe nesta escuridão a nossa luz!

Há investimento forte do inimigo,
Para dominar a mente das crianças;
Esta nova geração corre perigo,
O pecado tudo estraga e o mal avança.

E os meninos e as meninas alcançados
Ficarão alicerçados na verdade,
Serão homens e mulheres consagrados,
Uma bênção para toda a humanidade.

As crianças para Deus! Esta é nossa missão!
Norte, sul, leste, oeste, em cada estado,
Uniremos nossas mãos e coração
Pra Jesus, entre as crianças, ser pregado.

Gilberto Celeti

Esta poesia foi musicada e usada como hino oficial no 17º Congresso Nacional da Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC) em 2011.

Espero que estes 16 estudos, com o tema “Construtores de Muros”, tenham abençoado a sua vida, sua família e sua igreja.

Livros para pais e professores – Lições para usar com as crianças
Acesse aqui a Loja Virtual da APEC

Poesias – Acesse aqui a Loja Virtual da BUNKER

Deixe mais abaixo o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário