sábado, 9 de abril de 2011

CRIANÇAS COM DEFICÊNCIAS - Crianças Especiais


MUDANDO ATITUDES

a) Portas fechadas devido a problemas e preconceitos

As pessoas com deficiências sentem-se, muitas vezes, excluídas da sociedade. Podemos dizer que para elas as portas estão fechadas. Uma porta fechada significa a adoção de atitudes negativas em relação aos deficientes. Não há o mínimo desejo de lhes ensinar qualquer habilidade ou de dar-lhes oportunidades para que venham a melhorar a sua qualidade de vida. Onde estão as crianças deficientes? Na maioria das vezes estão escondidas atrás de portas fechadas.
Conheça estas portas:

• Atitudes fatalistas
Muitas crianças são abandonadas. As pessoas acreditam em “reencarnação” e têm um ponto de vista fatalista. Em alguns países é comum pensar que crianças deficientes devem ser deixadas para morrer, para que possam voltar como pessoas melhores. Há crianças que se arrastam pelo chão o tempo todo. Muitas vezes por um problema de nascimento que ocasiona um pé torto, até poderia ser corrigido, mas os pais acham que deve ser assim, pois foi determinado pelos espíritos.

• Falta de apoio
As pessoas com deficiências são apenas toleradas pelos familiares e pelos vizinhos. Todos os consideram como tendo pouco ou nenhum valor e que são incapazes de contribuir para a melhoria da família e da comunidade.

• Vergonha
O preconceito social faz com que as pessoas com deficiência sintam-se excluídas. Elas não têm oportunidade de participar da vida da comunidade. Os próprios familiares sentem-se abandonados. No caso de crianças é muito comum vê-las isoladas, e se acontece receberem visitas, a criança fica trancada no quarto.

• Discriminação
São oferecidas poucas oportunidades para integrar as pessoas com deficiência à comunidade. Quando há seleção de empregados numa firma, os deficientes são preteridos. É raro vê-los inseridos no mercado de trabalho.

CONTINUA...

PARTICIPE COM OS SEUS COMENTÁRIOS.


CURSO PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS ESPECIAIS
PROFESSOR TITULAR: Pr. Edilson Menezes (missionário da APEC)
LOCAL: R. Ten. Gomes Ribeiro, 216 (atrás do metrô Sta. Cruz)
DATA E HORA : 14 DE MAIO DE 2011 das 09h ás 18h
INVESTIMENTO: R$ 45,00 (não inclui almoço)
INSCRIÇÕES: (11) 5089-6633 - E-mail: cursosede@apec.com.br
PROMOÇÃO: Aliança Pró Evangelização das Crianças

Um comentário:

  1. Pr. Celeti, Graça e paz em Jesus.
    Sei tudo isto que cita no texto por experiência própria, lecionando a (5) anos com meus alunos - adultos especiais com deficiência intelectual.
    Mas sei que faço a diferença na vida deles, pois eles precisam saber e viver a aceitação de Jesus por eles, isto faz uma total revolução na vida deles, mesmo a família ou a sociedade ainda discriminando. Mas a aceitação de Jesus por nós, muda o nosso viver e nos dá coragem de lutar pela nossa dignidade.
    Valdenice, 24\4\2011-Recife\PE

    ResponderExcluir